ESCOLA?

À margem da  linha

Os muitos quilômetros rodados pela fotógrafa Claudia Martini por escolas públicas de Alagoas, Amapá, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, nos quais foram implantados o projeto piloto “Ministério Público pela Educação - MPEduc”, mostram de maneira impactante um cenário afastado das metas previstas para o ensino básico no Brasil. Ao contrário, salta aos olhos o ambiente precário das salas de aula, com cadeiras e quadros negros esburacados, paredes destruídas e bibliotecas com livros jogados ao chão.
 
Há que se reconhecer o empenho do Ministério Público ao pretender transformar essa situação dramática, na qual um sentimento de tristeza generalizado nasce das dificuldades expostas nestas fotos, que apontam para a necessidade de se reverter urgentemente esse quadro. “Confesso que num mundo conectado, ver o que eu vi foi surreal. Me emocionei inúmeras vezes ao clicar... ao ouvir relatos de professoras sobre as dificuldades em manter uma escola aberta. Nos últimos tempos, porém, algumas mudanças vem ocorrendo com a atuação do Ministério Público. Escolas foram reformadas; livros didáticos e mobiliários distribuídos”, diz Claudia.
 
Esses laços ambíguos da educação, que afloram do depoimento de Claudia Martini, são postos à prova muito mais pelo registro factual indissociável da fotografia documental que se cola, por sua vez, aos contundentes ensaios fotográficos feitos pelos norte-americanos Lewis Hine (1874 - 1940) e Eugene Smith (1918 - 1978). Ambos denunciam, respectivamente, a exploração do trabalho infantil nos EUA, motivando a sua posterior erradicação (Hine), e a contaminação de muitos japoneses pelos dejetos tóxicos de mercúrio jogados na Baía de Minamata (Smith), que impuseram a condenação da empresa Chisso a indenizar as famílias. 
 
Assim, a leitura audaciosa das escolas públicas feitas por Claudia Martini fica longe da zona de conforto, mas os ganhos são inequívocos porque nos permitem vislumbrar as mudanças inadiáveis que o Brasil exige. 
 
Angela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino 
Curadoras e Pesquisadoras Associadas

 

© 2017 by Claudia Martini

  • Flickr
  • Facebook
  • Instagram